Você provavelmente já viu uma clúsia em algum jardim e nem se deu conta dela. Isso é devido ao fato da clúsia parecer uma suculenta, mas de fato ela não tem nada a ver com essas plantas de pouca água.
A clúsia é geralmente encontrada em jardins e floriculturas e geralmente está com apenas alguns poucos palmos de altura. Um pode até chegar a pensar que essa planta vai ser sempre assim, pequena e comportada. Nada poderia estar mais longe da verdade. Por ser uma arvoreta, a clúsia não apresenta uma folhagem baixa e pode chegar até 4 metros de altura.
Variedade
Apesar de ser uma planta que apresenta folhas ovaladas de cor verde brilhante, a clúsia também pode apresentar uma variedade com manchas amarelas!
Os botânicos chamam essa mutação de “variegação” e essa clúsia-variegada pode também apresentar folhas riscadas desse tom clarinho.
Localidade
As duas versões da clúsia gostam de clima quente e tropical, com alta umidade no ar até nos meses mais frios. Sendo muito encontrada em todo o litoral da Bahia e do Rio de Janeiro por aceitar bem a maresia e até mesmo morar em vasos, desde que estes sejam grandes, cheios de substrato bem fértil e mantidos constantemente úmidos.
Resistência
Como a clúsia é uma espécie de planta que possui muito tanino, um composto orgânico produzido nas folhas, caules e frutos de algumas espécies, isso a torna uma planta muito resistente à pragas. O tanino impede que plantas epífitas (trepadeiras) se prendam à clúsia.
Esse composto orgânico também dá a essa planta um gosto amargo ou adstringente, o que não a torna a favorita para animais que roem troncos.
Flores
A clúsia, além de possuir todas essas vantagens apresentadas, também dá flores brancas muito procuradas por abelhas nativas.
Quer uma clúsia para você? Entre em contato e posso te mostrar como é fácil reproduzir por estacas essa planta na sua casa!