Um desafio para os paisagistas, residências e empreendimentos verticalizados são os cenários dos dias atuais. Os paisagistas conseguem explorar o jardim de inverno em vasos, canteiros, floreiras, paredes, sacadas e etc. O jardim de inverno pode ser considerado como um jardim que fica pertinho de nós, o que exige criatividade por parte do paisagista, para que represente a natureza mesmo em pequenos espaços.
Um espaço com luz e vista para outros ambientes é estrategicamente o local ideal. Pode ainda integrar transparência de porta e janelas em vidro, projetando-se para o interior do recinto.
Em busca da integração com a natureza, a Walker Paisagismo tenta oferecer uma mistura de sensações para influenciar de maneira direta a qualidade de vida das pessoas. Assim, não se importando apenas com a beleza visual, mas também com o que ela pode despertar na memória e na consciência, através da escolha de elementos cuidadosamente selecionados.
Esses elementos, quando bem utilizados, podem valorizar sua obra, aguçando os sentidos de som, olfato, tato, visão e paladar. A madeira, por exemplo, possui a característica de aquecer e dar um toque rústico em decks, pergolados, treliças, revestimentos e mobiliários de jardim. Adereços cerâmicos, cimentícios ou metálicos também agregam valor a um jardim de inverno.
A água pode ser inserida através de espelhos d’água, ou mesmo de uma simples fonte d’água, proporcionando uma experiência terapêutica de relaxamento. Para simbolizar leitos de rios, o paisagista pode fazer uso de seixos rolados, ou ainda de pedras esculturais, que, segundo os orientais, representam as montanhas.
Não podemos esquecer do elemento “fogo”, que pode ser explorado por meio de técnicas de iluminação de efeitos, para elevar a valorização noturna do jardim de inverno. O paisagista pode ainda investir em uma pintura com cores quentes no local.
Com compromisso na identificação das necessidades, propósitos e hábitos da pessoa, com o objetivo de realizar o melhor planejamento de um jardim de inverno, as propostas são adequadas ao perfil de cada situação, sem perder sua finalidade, seja ela comercial, empresarial ou residencial.
Um belo jardim de inverno se adequa às mais diversas situações, levando bem-estar, elegância e destaque para o ambiente!