Cada estação do ano tem suas cores e energias distintas, que resulta em diferentes interações emocionais e, assim, diversas reações físicas.
A calmaria do início da primavera, época em que aparecem inflorescências em tons de branco, creme e lilás. De acordo com o avançar da estação, as cores se tornam mais intensas, com o amarelo e o roxo anunciando a chegada do verão. O nível de seiva das plantas está mais elevado, aumentando assim, sua energia vital. Isso traz leveza e alegria após o fim do inverno. É o que nos enche de esperança e ideias, pois o amarelo estimula a mente e a criatividade.
Já as cores supersaturadas do verão indicam um período de intensidade. Todas as cores mais quentes estão disponíveis na natureza, e nós respondemos a essa mensagem sendo mais ativos e alegres durante essa estação. O vermelho, o laranja e o amarelo nos enchem de vitalidade, saúde e energia.
Durante o outono, as cores são mais profundas. Tons de laranja, vermelho escuro, marrom e dourado refletem nosso estado emocional, que está mais introspectivo. Há uma baixa em nosso nível de energia e nos encontramos em sofrimento antecipado pelo fim do ciclo fértil. Frutas silvestres de cores fortes nos fazem lembrar de preencher os estoques de alimentos para que possamos estar preparados para a chegada do inverno.
Assim como as cores tradicionais do Natal, o inverno é a estação dos contrastes. É nesse período que nosso nível de energia se encontra no mínimo, facilmente nos deixando exaustos. Essa é uma excelente época para ficarmos em casa, realizando atividades dentro do conforto do nosso lar. É a época de dar mais atenção à mente do que ao corpo.
É o reflexo dos ciclos naturais em nosso organismo que dá ritmo e harmonia à nossa vida.
As atividades de jardim também mudam, seguindo as estações. Durante a primavera, os bulbos despertarão, trazendo uma surpresa ao jardim. As árvores frutíferas também estarão em flor. Esse é o melhor período para semear e plantar, podar as rosas e remover ervas daninhas. Bom período também para dar início à manutenção do gramado.
Quando o verão chegar, suas rosas estarão exuberantes. É preciso remover as primeiras florescências que surgirem. Essa é a época de cortar a grama, podar cercas vivas, remover ervas daninhas e retirar folhas e flores secas. A irrigação é fundamental nessa estação.
O outono nos traz muitas frutinhas silvestres. Boa época para plantar bulbos como árvores e arbustos. É preciso realizar a manutenção da grama e a organização geral do jardim, deixando-o pronto para o inverno. Remova as folhas secas do gramado e reutilize-as como adubo nos canteiros. Dar as folhas de volta para a terra assegura a fertilidade do solo, ajudando o ciclo do Nitrogênio. Nessa época pode-se aerar o solo, auxiliando na circulação de água e ar nas raízes. Assim, é possível trazer matéria orgânica fértil para o topo.
O inverno é uma ótima época para a realização de projetos paisagísticos e para a execução de elementos construtivos no jardim, como gazebos, decks, pérgolas, etc.